AD Sense assíncrono

Os céticos contra a homeopatia

sexta-feira, 29 de abril de 2011


by Telma M.
Há poucos dias atrás eu li um artigo na revista “Pharmácia Brasileira número 80 – Fevereiro/Março de 2011, do Conselho Federal de Farmácia sobre um movimento contra a Homeopatia, que me despertou uma grande indignação.
Esse movimento, que procura desacreditar a Homeopatia não só no Brasil, mas em todo o mundo, começou na Inglaterra em conseqüência de disputa comercial por verbas públicas destinadas à compra de medicamentos. 

Partidários dos laboratórios farmacêuticos conseguiram proibir o direito dos ingleses de restituir seus gastos com medicamentos homeopáticos.
Aqui no Brasil aconteceu um ato que eu considero no mínimo equivocado. No dia 5 de fevereiro de 2011 manifestantes céticos em relação à Homeopatia se reuniram na Praça Benedito Calixto em São Paulo para manifestar sua descrença no tratamento homeopático, porém mais do que isso, acabaram afirmando seu apoio aos laboratórios farmacêuticos que iniciaram o movimento na Inglaterra.

Os participantes do movimento ingeriram medicamentos homeopáticos sem prescrição médica, aleatoriamente, para tentar comprovara a ineficácia dos mesmos.
A intenção era provar que os medicamentos não provocam efeitos adversos e que, portanto, não são eficientes nos tratamentos de saúde.

A presidente da ABFH, Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, Márcia Gutierrez afirma que isso reflete um jogo de interesses e que o ato pode configurar crime, pois infringe a Lei Penal, além disso, a prática pode ser perigosa para a saúde não só dos manifestantes, mas  de todas as pessoas que fazem uso de tratamentos com a homeopatia, pois isso poderia levar os pacientes à insegurança e ao pânico, interrompendo os seus tratamentos.

Eu pessoalmente acredito que todas as pessoas têm o direito de acreditar ou não nas diferentes formas de tratamentos de saúde existentes, mas não está correto esse tipo de manifestação pública. Isso demonstra uma profunda falta de respeito pelos pacientes que acreditam no tratamento homeopático e estão tendo algum alívio de seu sofrimento, além de ser uma grande irresponsabilidade com a própria saúde, pois tomar medicamentos sem necessidade e sem prescrição pode acarretar problemas graves.

Outra coisa que fica clara é que os manifestantes estão defendendo os interesses de grupos financeiros poderosos como são as indústrias de medicamentos.
É muito claro para mim que uma briga dessa só tem um objetivo: desacreditar a Homeopatia porque ela está atrapalhando os retornos financeiros de fabricantes de outros tipos de medicamentos.

Então por qual motivo os manifestantes estão se prestando a esses atos? Não é para apoiar as grandes indústrias farmacêuticas?
Não me consta que esses manifestantes tenham feito algum tipo de estudo científico para comprovar a ineficácia dos medicamentos homeopáticos. Não se pode desvalorizar um tratamento médico sem estudos científicos fundamentados.

Ora, se o tratamento homeopático está sendo eficiente para alguns pacientes, deixemos que continue fazendo seu efeito benéfico, porque atrapalhar?
 
Artigos Recomendados:

6 comentários:

  1. Este tipo de protesto só mostra que os remédios homeopáticos não tem efeitos colaterais, mas não demonstra que são ou não efetivos.
    Apesar de falar isso, não faço uso de tratamentos homeopáticos.

    ResponderExcluir
  2. Blza. quero ver os caras tomarem dez comprimidos de extratato de senne. aushaushuashuahsau vai ter nego colocando as tripas pra fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. extrato de sene não é homeopatia, é fitoterapia, que é alopatia

      Excluir
  3. eu não acredito na homeopatia, acho besteira. maaaass.... penso assim pq ela não funciona comigo.

    só q conheço muita gente q faz tratamento homeopático e funciona q é uma beleza.

    não é por isso q sairei pelas ruas fazendo protesto. isso é besteira e talvez, como o/a autor/a do post colocou, briga de cachorro grande....

    ResponderExcluir
  4. pergunte a esses manifestantes,quanto em dinheiro ,eles receberam ,dos laboratorios alopaticos,rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  5. Não sou contra nem a favor, pra mim tanto faz, só estou interessado pq tenho um debate sobre isso, e tenho que debater contra a homeopatia, não vi muita coisa contra aqui, mas obrigago

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...