AD Sense assíncrono

Como nasceu o famoso Sanduiche “Bauru”

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


by Roberto M.
O sanduiche Bauru, um dos mais famosos lanches do país, foi criado por um cidadão nativo da cidade de Bauru que fica na região central do interior do Estado de São Paulo.
O bauruense autor dessa proeza foi Casimiro Pinto Neto, no ano de 1934, no Bar Ponto Chic na cidade de São Paulo.
O Bar Ponto Chic era, e ainda  é, o bar mais famoso da cidade de São Paulo. Ele foi inaugurado em data próxima a Semana de
Arte Moderna (1922), num pequeno prédio de três andares situado no Largo do Paissandu e logo ganhou fama devido às suas instalações que eram consideradas modernas e "chiques" . Seus freqüentadores referiam-se ao ponto como o "chique" da cidade e logo essa colocação ficou resumida a "Ponto Chic".

O Ponto Chic era freqüentado por figuras exponenciais das artes, da política, dos esportes, etc..., e outras nem tanto, que ali compareciam para, quem sabe, cruzar com seu fã ou ídolo. Apesar de ser no largo do Paissandu, também reunia os estudantes das arcadas da faculdade de direito do largo São Francisco.


Nesse cenário, eram escritos poemas e frases, inclusive nas paredes. Se discutia de tudo. O prato principal era sanduiche. Normalmente os mistos (quente ou frio).
Casimiro Pinto Neto era um dos estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) que frequentavam o local. Por causa de sua cidade natal, o apelido de Casimiro era “Bauru”.

Certa noite, reunido com os amigos nas famosas discussões do Ponto Chic, Bauru procurou o cozinheiro do restaurante e ditou a receita de um sanduiche diferente dos tradicionais mistos: pão francês, aberto e sem miolo, uma porção de queijo derretido em banho-maria, fatias de rosbife, rodelas de tomate cru e pepino (picles).

No princípio os amigos acharam graça, mas na mesma noite, outros frequentadores do local pediram ao garçom o novo sanduiche dizendo que queriam um “igual ao do Bauru
Em seguida, outros já simplificaram pedindo: “ Garçom, faz um Bauru prá mim”.
Nasceu assim o mais famoso sanduiche brasileiro. O Bauru.

Artigos Recomendados:
.

8 comentários:

  1. e hoje virou sinônimo de um misto quente com tomate..

    ResponderExcluir
  2. E esse Bauru original só em encontrado em pouquíssimos lugares no Brasil. Na própria cidade de onde foi retirado o nome, só um lugar faz desse modo, é a sanduícheria Skinão. Lá vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Vou no skinão hoje mesmo.....é bom d++++

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha terra "Cuiabá-MT", mixto quente é bauru.

    Bom post.

    ResponderExcluir
  5. Meu namorado é de São Paulo, e eu do interior..quando fui pra lá, ele pediu um Bauru...pensei que era igual o daqui..e era pão com presunto(misto quente).Prefiro o daqui

    ResponderExcluir
  6. Já comi desse aí, o original e assino é realmente uma delicia.

    ResponderExcluir
  7. Olá Telminha!
    Muito interessante a história do sanduíche! Eu fui algumas vezes no Ponto Chic e os lanches lá sempre foram deliciosos!
    Essa versão (original) do baurú não comi, mas parece ser muito boa! Aliás, quando ia ao Ponto Chic gostava de comer hamburguer! Hummmmm...me deu até vontade agora! rsrs...
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente? Não vejo a menor graça nesse sanduiche Bauru... No Skinão é pequeno e caro.
    Lanche bom mesmo é da "Esquina do Pão de Queijo" de Bauru mesmo.
    Pra mim é insuperável!!!

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...