AD Sense assíncrono

Descubra qual é o local mais seco do Planeta Terra

quinta-feira, 7 de março de 2013

Descubra quais são os locais mais secos do mundo. Saiba o que é terra árida, extremamente árida, semi árida e o que é considerado deserto. Veja quanto chove no deserto do Atacama e, também, nos Vales Secos da Antartida, com seus ventos Catabáticos.


Fotos dos Vales Secos da Antártida e do Deserto do Atacama.
by Roberto M.
O que é deserto? O que são terras áridas, extremamente áridas e semi áridas? O que são ventos catabáticos? Quais os dois locais mais secos do mundo? Por que o Atacama e algumas regiões da Antártida se tornaram desertos?
Em geografia, se diz que terras extremamente áridas são aquelas que têm pelo menos 12 meses consecutivos sem chuva e terras áridas aquelas com menos de 250 mm de chuva por ano.

Terras semi-áridas, por sua vez, são as que apresentam uma média de precipitação anual entre 250 e 500 mm.
Considera-se deserto as terras áridas e extremamente áridas.

No deserto do Saara, por exemplo, chove 25 mm por ano. Mas ao contrário do que se possa imaginar, não é o deserto do Saara o local mais seco do mundo.
Vales Secos na Antartida.
O local mais seco do mundo fica na Antártida.  Em alguns locais desse continente não chove há dois milhões de anos.
A precipitação pluviométrica anual média na Antártida é praticamente a mesma do deserto do Saara (25 mm por ano), mas em cerca de 2% do território não tem gelo nem neve e não chove nunca. Essa região da Antártida é conhecida como Vales Secos.

As condições climáticas inigualáveis dos Vales Secos da Antártida se devem aos chamados ventos catabáticos (da palavra grega katabatikos que significa "descendo colinas"). Esses ventos ocorrem quando o ar frio e denso do alto é empurrado montanha abaixo pela força da gravidade.  Eles podem alcançar uma velocidade de até 320 Km/h e nesse processo evaporam toda a umidade existente. Não há água, gelo ou neve que resista.
Deserto do Atacama no Chile.
Depois dos Vales Secos da Antártida, o segundo local mais seco da terra é o deserto de Atacama. 
O deserto de Atacama fica na região norte do Chile, tem cerca de 200 km de extensão e é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo. Lá chove muito pouco, devido às correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, isso por causa de sua elevada altitude.

Assim, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Em algumas localidades não chove há 400 anos e o índice pluviométrico anual é de míseros 0,1 mm. Isso o torna de aridez incrível, fazendo com que ele seja 250 vezes mais seco que o deserto do Saara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...