AD Sense assíncrono

O Ornitorrinco. Um Monotremo: Mamífero que bota ovos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011


Além de ser ovíparo e produzir leite para os filhotes, o ornitorrinco tem pele adaptada à vida na água e veneno comparável ao das serpentes
by Roberto M.
O que é ornitorrinco? Como se reproduzem os ornitorrincos? Como se alimentam os ornitorrincos?
O ornitorrinco é um pequeno animal que tem um bico córneo semelhante ao dos patos e cujos dedos são palmados, adaptados à natação.
Seu nome científico é Ornithorhynchus anatinus (do grego ornitho=ave; rhynchus=bico e do latim anati=pato; inus=semelhante a).

Eles são ovíparos, ou seja, põe ovos e se reproduzem através deles. A fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído
Outra característica dos ornitorrincos é ter cloaca, uma abertura comum para o tubo digestivo e canais urinário e genital (tanto urina, quanto fezes e ovos saem pelo mesmo orifício).

O nome ornitorrinco  se refere a essa semelhança com as aves (bicos, ovíparos, cloaca).
Apesar de serem os mais primitivos dos mamíferos, eles são realmente mamíferos, pois têm glândulas mamárias e o corpo coberto de pêlos curtos. As glândulas mamárias são várias e desembocam ao longo de pregas na pele, na região ventral (relativo ao ventre, à região abdominal, à barriga) do corpo do animal. Para sugar o leite, os filhotes pressionam com o largo bico essas pregas, onde ficam os poros das glândulas.

O ornitorrinco é um mamífero semiaquático, que possui hábito crepuscular e/ou noturno. Carnívoro, alimenta-se de insetos, vermes e crustáceos de água doce.
Esses pequenos animais vivem na Nova Zelândia e Austrália, nas margens de rios, onde escavam buracos com acesso apenas por baixo d’água.

 
O ornitorrinco e a équidna, esta com o corpo coberto por espinhos, são os únicos representantes da ordem dos mamíferos monotremos, nome que significa presença de uma cloaca.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo e saber mais sobre esse animal ornitorrinco.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...